Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Recuperação E Reestruturação De Empresas

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

A criação de uma empresa envolve muitas responsabilidades e sonhos. Empreender é sempre uma aposta em alguma crença. Para muitos empreendedores a criação de um negócio pode representar o sucesso no futuro, mas para outros não.

O que pode diferenciar essas pessoas com coragens semelhantes e sonhos gigantes? No fim um negócio se tornou o pioneiro no mercado, e o outro está indo de mal a pior. Quais são os motivos para esse resultado diferente e como podemos fazer para aproximá-los.

Quando se pensa em falência, os empreendedores acham que é algo muito longe de si, e isso faz parte da esperança do espírito empreendedor. Mas, é necessário pensar que por mais inovador que seja um negócio, ele precisa passar por todos os processos para que o resultado seja satisfatório.

As discussões sobre o que fazer para que o seu negócio dê certo de primeira ficarão para um próximo encontro. No presente artigo, você aprenderá tudo sobre a recuperação e a reestruturação de empresas.

Antes de entendermos como podemos salvar um negócio da falência, devemos entender o que são esses processos para recuperação.

O que é recuperação e reestruturação de empresas?

Esses processos envolvem a tentativa de recuperar e reestruturar o seu negócio. O seu negócio não vai bem, mas você não sabe o que fazer. Não sabe de joga a toalha ou se tenta recuperar. É imprescindível que nesse momento você pense nos riscos corridos ao investir nesse negócio. Antes de decidir, você deve fazer um diagnóstico geral.

O diagnóstico consiste em analisar os lucros, a rentabilidade, os prejuízos, e todos os processos realizados pelo seu negócio. Além disso, você pode compará-lo com negócios bem-sucedidos no mesmo ramo. Isso te fará perceber quais são as ações primárias para o processo de mudança.

Vale ressaltar que nenhum processo de mudança é um mar de rosas. Muito pelo contrário, se o processo está sendo necessário é para que, um dia, seja um mar de rosas. A reestruturação que visa a recuperação de um negócio é árdua e vai consumir seu tempo e seu intelecto.

É claro que realizar a contratação de empresas especializadas é de suma importância para o sucesso desses processos. Existem no ramo muitos negócios que prometem que sua empresa, em 1 mês, sairá dos amargos prejuízos para a lista da Forbes. É importante ter o pé no chão e buscar empresas que se aliem aos seus objetivos. Sob esse aspecto, a Fórmula de Gestão atuamos com recuperação de empresas, aportamos capital no seu negócio por meio de parceiros no mercado financeiro. Se interessou? Entre em contato conosco e conte com o nosso apoio.

 

É necessário contratar empresas especializadas em assessoria de recuperação e reestruturação?

Sabemos que realizar todo esse processo sozinho pode ser um erro fatal. A ideia é que o seu negócio se recupere, mas com estratégias erradas isso por acabar dando errado e colocando o empreendimento em uma situação mais difícil.

Portanto, contar com assessoria especializada não é (e nunca será) vergonhoso. Vergonhoso é deixar o negócio dos sonhos ir por água abaixo. Contrate uma empresa especializada e veja como o processo pode ser menos doloroso e mais provável de dar certo. Entre em contato com a Fórmula de Gestão, temos ferramentas de apoio que viabilizam a recuperação da sua empresa.

Como funciona a recuperação financeira de empresas?

No geral, esse tipo de problema acontece quando a instituição não está organizada. Se não há um controle de fluxo de caixa bem-feito, de previsão de gastos e de lucro, é difícil para a empresa fazer uma programação para os próximos meses. Além disso, quando os dados não são acompanhados, fica mais difícil identificar quando o negócio não está caminhando bem.

Dessa forma, o tempo passa, as dívidas se acumulam e, quando o empresário percebe, a situação está muito complicada. Isso aconteceu com o seu negócio também? Então confira dicas de recuperação financeira de empresas para você aplicar.

Organização é o primeiro passo para a recuperação financeira de empresas No geral, as empresas quebram por falta de organização. Claro que empreendedores têm de saber ligar com os altos e baixos do seu negócio, mas sempre atentos para agir, antes da situação piorar.

Dessa forma, se uma empresa está quase para quebrar, provavelmente ela vai precisar ser organizada. Comece por esse ponto para realizar a recuperação financeira de empresas. Separe as dívidas, o que tem para receber, lista de clientes inadimplentes, entre outros.

Faça a previsão de gastos e de lucro para os próximos meses e identifique quando do orçamento poderá sobrar para pagar contas atrasadas.

Identifique prioridades Depois disso, é hora de identificar quais as prioridades de pagamento. O que precisa ser solucionado primeiro?

Por exemplo, se a empresa paga aluguel, está com ele atrasado e não pagar, pode ser despejada. Isso aumentaria os problemas, caso não tenha uma alternativa para alojar a equipe. Dessa forma, o pagamento de aluguel é uma das prioridades.

O mesmo acontece com um financiamento de um maquinário que possa acarretar na paralisação das atividades da empresa. Você precisa dele e sabe que se deixar de pagar, terá juros e problemas maiores. Então, entra na lista de prioridades. Identificá-las é essencial para a recuperação financeira de empresas.

Entre em contato e renegocie dívidas Agora que você já possui uma visão completa do que está acontecendo e de quanto pode pagar por mês, é hora de renegociar dívidas. Procure as financeiras, avalie as possibilidades e parcele as contas de modo que são que poderá cumprir com o acordo feito.

Cobre inadimplentes Se a empresa não tem uma boa organização de contas a pagar e a receber, provavelmente não acompanha a inadimplência dos clientes. Agora, com as contas arrumadas, é horas de fazer isso.

Veja quem deve e entre em contato para fazer a cobrança. Esteja disposto a parcelar as contas. Afinal, a ideia é conseguir receber os valores, mesmo que aos poucos. Esse dinheiro vai ajudar a equilibrar novamente o seu negócio.

Corte os desperdícios Há algum gasto que possa ser cortado? Por exemplo, se você reorganizar os horários de funcionários, poderá tentar diminuir os gastos com horas extras e economizar. Arrumar vazamentos, apagar as luzes e desligar máquinas que não estão em uso, também é importante. Tudo o que levar economia, vai ajudar a reequilibrar o orçamento.

Como é a reestruturação organizacional de uma empresa?

Em certos momentos, a reestruturação organizacional de uma empresa se faz muito necessária. Por exemplo, se a empresa está indo para um caminho que não está mais de acordo com as expectativas dos clientes, é preciso uma mudança. Em outros casos, esta é a única forma de tornar a empresa mais moderna.

Porém, é natural ter algumas dúvidas sobre a reestruturação organizacional de uma empresa. Então, se você quer saber mais sobre o que é, como funciona e quando aplicar, clique no link acima.

Por que existe a estrutura da empresa?

Primeiramente, é preciso entender por que existe a estrutura da empresa. Normalmente, quando surge um negócio, são poucas pessoas envolvidas: o dono, amigos ou familiares, e alguns poucos funcionários. Porém, quando ela passa a dar mais certo, é necessário que sejam contratadas mais pessoas.

Assim, também é preciso organizar a empresa em uma estrutura, para que ela não seja uma bagunça. O problema é que, muitas vezes, o processo ocorre sem planejamento. Gestores e donos da empresa percebem que precisam de ajuda e simplesmente contratam sem pensar muito na estrutura geral.

Frequentemente, não se organizar neste momento leva a um problema. A estrutura passa a ser complexa demais para se sustentar, fazendo a empresa passar por problemas de comunicação. Por outro lado, ela também pode ser muito grande e burocrática, dificultando decisões mais ágeis. Em ambos, e diversos outros casos, uma reestruturação organizacional de uma empresa vale a pena.

O que é a reestruturação organizacional de uma empresa?

O conceito de reestruturação organizacional de uma empresa é um processo de criação de novos sistemas e processos gerenciais. Normalmente, envolve parcerias com empresas de consultoria, pois elas ajudam a encontrar uma estrutura mais enxuta e sem nenhum tipo de viés.

Por que a reestruturação organizacional de uma empresa pode ser necessária?

A reestruturação organizacional de uma empresa é necessária em diversos momentos, como vimos acima. Neste sentido, vale a pena conferir alguns dos principais.

Em primeiro lugar, um exemplo interessante é para encontrar certos buracos no faturamento. Quando a estrutura da empresa é mais complexa, não é fácil entender onde o dinheiro é gasto e de onde ele vem.

Frequentemente a reestruturação também é útil para ajudar a identificar tarefas que precisam ser feitas. Em certos casos, a estrutura é tão complexa, que a divisão de tarefas não clara, tanto entre os departamentos como entre os colaboradores. Assim como as atividades, a reestruturação também ajuda a definir quem toma certas decisões ou tem responsabilidade por elas.

Outro momento em que esta medida é importante, é para definir métricas de desempenho que tenham ligação com os objetivos e metas do negócio. Às vezes, não existe um alinhamento de para onde a empresa caminha, apesar de ser necessário. A reestruturação é uma forma de alcançar este objetivo.

Por último, a reestruturação organizacional de uma empresa acontece em um processo natural. O mercado está sempre evoluindo e as empresas devem manter sua estrutura ideal para acompanhar. As metas incluem manter a agilidade e qualidade percebida nos olhos dos clientes, além de minimizar certos custos com desperdícios e retrabalhos. Desta forma, a soma dos anteriores leva a maximização dos lucros e da capacidade de inovar.

Quer entender algumas ótimas práticas de gestão para sua empresa? Então, confira o nosso blog e descubra.

Como fazer a reestruturação organizacional de uma empresa?

A princípio, fazer a reestruturação organizacional de uma empresa parece complexo, mas, na verdade, é simples. Ou seja, se planejar e ter e um passo a passo bem claro é a base para fazê-la sem maiores problemas.

Portanto, o primeiro passo é identificar de forma clara a nova liderança. Em outras palavras, deixar claro quais são os principais líderes da empresa e de cada setor, além de trazer a estrutura bem clara. Esta é, ainda, uma ótima forma de desenvolver novas lideranças.

Do mesmo modo, é importante se atentar a dois pontos cruciais de qualquer empresa: as informações e o financeiro. Ambos são cruciais para qualquer operação, e os dados precisam ser tratados com mais carinho, usando sistemas que ajudem a organizá-los, por exemplo.

Por outro lado, a gestão financeira se torna mais complexa e mais importante. É preciso pensar na reestruturação organizacional de uma empresa com foco na gestão financeira a cada etapa. Ou seja, cada setor precisa ser capaz de prestar contas, controlando saídas e entradas de recurso.

De lado a lado com os anteriores existem os processos que os gerenciam. Este é um dos principais motivos para a reestruturação organizacional de uma empresa, visto que muitos negócios se perdem em processos demorados. Mais do que nunca, estes não têm espaço em um mercado moderno e cada vez mais ágil.

Porém, é impossível ter sucesso sem uma mudança na cultura da empresa, o que é um grande desafio. Cultura é o modelo mental, o que significa que não adianta mudá-los se a empresa não apresenta uma nova mentalidade.

O que se espera da reestruturação organizacional de uma empresa?

Após um processo de reestruturação organizacional de uma empresa, começam a aparecer alguns bons resultados. Após o treinamento dos gestores e a mudança da cultura nos colaboradores, as empresas observam decisões mais rápidas e acertadas.

Do ponto de vista financeiro, existe um aumento natural dos lucros e uma diminuição dos gastos. A reestruturação é crucial no momento de lidar com certas dívidas. Afinal, muitas vezes, uma vem acompanhada da outra.

O que é reestruturação financeira de empresa?

A reestruturação financeira de uma empresa não precisa ocorrer apenas em momentos de crise. É natural pensar neste recurso associado a processos de falência, recuperações judiciais e outros. Contudo, começar a reestruturação o quanto antes, na verdade, impede que o negócio precise lidar com estes processos.

Na verdade, as dívidas são algo com o qual toda empresa precisa lidar, em algum momento. Portanto, a reestruturação organizacional de uma empresa, acompanhado da financeira, é uma das melhores formas de evitar problemas maiores. Por outro lado, também é uma forma de aumentar o potencial do seu negócio, permitindo inovar e gerar mais lucro. Logo, se você quiser entender reestruturar sua empresa com sucesso, entre em contato conosco.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!