Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Falência E Recuperação De Empresas

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Se sua empresa estiver passando por dificuldades financeiras, não desista. Saiba que a  a recuperação de empresas, apesar de ser um processo longo, vale a pena.

Se por um lado o perigo da falência é uma situação complicada de encarar, por outro lado ela se revela uma oportunidade de “renascer” e se recuperar. Embora isso exija tempo e esforço.

Por isso, neste artigo, vamos nos aprofundar no assunto por meio de exemplos e elencar dicas para que você possa recuperar sua empresa.

Como evitar a falência?

  • Organização: antes de elencar qualquer ação, é preciso organizar o estado financeiro da sua empresa. Analise a estrutura por completo e então descubra para o onde seu dinheiro está indo.
  • Dívidas: sim, é preciso encarar os fatos. O empreendedor deve se aprofundar na vida financeira da empresa, contabilizando seus débitos e dívidas.
  • Prioridades: tendo em mãos as informações necessárias, você deve então definir as prioridades para elencar o que pagar primeiro.
  • Corte de gastos: esse item nem sempre está relacionado aos funcionários. É possível economizar de outras maneiras como diminuindo o consumo de energia, luz e aluguel.
  • Consultor financeiro: pode parecer loucura assumir mais “gastos” nesse momento. Contudo, uma empresa de consultoria financeira empresarial é tudo o que você precisa para economizar em longo prazo. Sendo assim, é um investimento necessário.

Falência e recuperação de empresas: por onde começar?

Evitar a falência é processo árduo, por isso, o empreendedor deve se concentrar em trabalhar duro e, de preferência, ao lado de um consultor financeiro para guiá-lo durante o caminho.

Seja como for, o que importa é ir à luta. Por isso, vamos abordar 4 dicas para você começar a recuperar seu empreendimento.

1. Plano financeiro

Todo projeto de sucesso começa com um plano!

O modelo de negócios anterior pode ter sido ineficaz, contudo, serviu de experiência para outros setores, em especial o financeiro.

Agora, é hora de se livrar dos conceitos antigos e iniciar novas propostas para a saúde financeira da sua empresa. Portanto, é preciso fazer um balanço das suas dívidas, débitos, ativos, propriedades comerciais e tudo o que for relevante para alavancar este processo.

Em posse dessas informações, você pode (e deve) formular um plano viável, que vislumbre o futuro. Inclusive, essa dica é válida tanto para evitar a falência comercial quanto pessoal.

Contudo, se você tiver dúvidas sobre este começo, saiba que nós estamos à disposição para te auxiliar neste processo de evitar a falência de uma empresa.

2. Crédito monitorado

A verdade é que seu crédito é afetado a medida que sua empresa corre o risco de falência. Por isso, é essencial que a empresa passe a monitorar o crédito, especialmente para acompanhar o crescimento do mesmo e corrigir possíveis falhas a tempo.

Aliás, vale ressaltar que o campo pessoal pode ser afetado em algumas áreas, já que a dívida recai, na maior parte das vezes, para um único responsável.

O segredo nessa fase é investir em relatórios precisos, portanto, organização novamente é fundamental. A partir dos pagamentos de acordo com o prazo estipulado, sua pontuação começará a subir e a situação irá melhorar.

3. Fornecedores e contatos comerciais

É um grande desafio encontrar fornecedores e contatos comerciais que estejam dispostos a trabalhar com empreendimentos durante o processo de risco de falência e recuperação judicial de empresas.

Mas, ainda é possível contar com aqueles que acreditam no potencial do seu negócio.

No entanto, ao procurar novos fornecedores e contatos comerciais, pode ser necessário estabelecer uma garantia de reembolso adicional.

Essa, claro, não é a única maneira de negociar os termos. Você pode ainda, contar com um atendimento personalizado de um consultor financeiro para traçar a melhor abordagem.

4. Não quebre a confiança

A mensagem principal deste tópico é: pague no prazo, sempre!

Bancos, fornecedores, contatos comerciais e os demais envolvidos estão comprometidos a ceder uma segunda chance ao seu negócio.

Mostre que você é digno de confiança e restabeleça a reputação da sua empresa. Portanto, seja pontual no pagamento. Essa boa vontade, inclusive, pode auxiliar em negócios futuros.

Falência E Recuperação De Crédito

Em setembro de 2019, o número de pedidos pelo empresariado de recuperação judicial ou falência cresceu em torno de 60%, quando comparado com a mesma época do ano anterior. Alguns dos principais motivos para esse acontecimento são, por exemplo, gestão corporativa ineficiente e o aumento da taxa da inadimplência.

Nesse sentido, podemos destacar, como medida para evitar a falência empresarial, a recuperação de crédito. Para saber o que é, como funciona e qual sua importância para evitar a falência, continue a leitura.

O que é recuperação de crédito?  

A recuperação de crédito é uma ferramenta ou estratégia capaz de auxiliar uma empresa a reduzir sua taxa da inadimplência, que ocorre quando uma das partes deixa de honrar o compromisso que assumiu em um acordo previamente firmado.

Com outras palavras, a inadimplência ocorre quando um consumidor deixa de pagar pelo produto ou serviço que comprou, deixando com isso, a empresa na mão.

Diante de uma situação como essa, a recuperação de crédito se coloca como a melhor alternativa para a organização que deseja não apenas negociar amigavelmente, fazendo com que seu cliente quite sua dúvida, mas também se recuperar financeiramente, evitando a falência.

Como funciona a recuperação de crédito?

Existem duas formas de se obter a recuperação de crédito de uma empresa, a saber:

1. Extrajudicial

A recuperação de crédito pela via extrajudicial é feita de maneira amigável. A empresa entra em contato com o devedor com o objetivo de realizar um acordo que seja bom tanto para o primeiro quanto para o segundo.

É preciso ter conhecimento de técnicas de negociação, para que assim se obtenha sucesso nessa tarefa.

O que muitas empresas têm feito é eliminar juros, multa e taxas da dívida-base, ou seja, daquela que originou o débito. O objetivo, com isso, é garantir que a proposta seja atrativa para o devedor.

2. Judicial

A recuperação de crédito pela via judicial é formalizada na justiça e geralmente é recomendada quando a dívida é alta.

No entanto, a sugestão geral é tentar resolver problemas de débito de forma amigável, adotando no caso, a primeira solução. Caso não obtenha sucesso, recomenda-se acionar a justiça para recuperar seu crédito.

A importância da recuperação de crédito para evitar a falência empresarial

Como dissemos, a recuperação de crédito se apresenta como uma excelente solução para a empresa que busca evitar a falência, considerando que se trata de uma atividade que pode garantir mais dinheiro no caixa.

Estando com dinheiro no caixa, a empresa em recuperação judicial ou em vias de solicitar pode usá-lo para honrar seus compromissos, como pagar a fornecedores e a sua equipe profissional.

Nesse sentido, podemos dizer que a recuperação de crédito se coloca como uma arma essencial para uma empresa que deseja não apenas evitar a falência, mas também se manter saudável financeiramente.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Em caso de resposta positiva, não deixe de acessar nosso blog. Nele estamos sempre compartilhando conhecimentos que podem facilitar mais seu dia a dia e garantir o sucesso de sua empresa.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!