Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Compliance Bancário

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Para garantir a segurança de dados e que se está seguindo corretamente as políticas e leis, é preciso implementar uma série de regras na sua empresa, tais como o Compliance Bancário.

Porém, muitas pessoas não conhecem essas regras ou simplesmente ignoram qualquer uma delas, e isso pode gerar inúmeros problemas para a companhia. E bom, os gestores só notam isso quando são notificados com os problemas fiscais ou até mesmo quando sofrem algum tipo de bloqueio.

Com toda a globalização, os processos estão se tornando cada vez mais automatizados, os dados passaram a serem armazenados em máquinas e a ética das instituições vendo sendo muito cobrada.

Por isso, é sempre muito importante manter estratégias que previnam práticas ilegais e que, de certa forma, prejudiquem a empresa, o cliente, e os processos da organização.

Mas você sabe a importância do Compliance Bancário? Sabe o que faz? Como ajuda na garantia de segurança de dados e no cumprimento da legislação?

A fim de explicar da melhor maneira, tirar dúvidas e também incentivar mais pessoas a se manterem dentro da política exigida para as empresas, separamos as respostas para essas perguntas. Confira:

O que é o Compliance Bancário?

Compliance vem de “to comply”, que nada mais é do que seguir uma regra da forma que precisa ser seguida ou um comando, uma orientação.

Logo, Compliance Bancário é o mesmo que fazer com que sua empresa esteja de acordo com todo o tipo de regulamento, tanto interna quanto externamente. E é seu dever como gestor evitar que haja qualquer desvio que não permita que sua companhia esteja seguindo essas regras.

O Compliance Bancário é uma ferramenta que vai detectar esses desvios antes que seja tarde demais. De muito valor para os gestores, trata informações, cuida e reforça a segurança, a ética e outros controles, gerencia riscos e, por fim, trabalha com confiabilidade de dados em qualquer operação da empresa.

Além disso, com todas as evoluções tecnológicas que ocorrem no mercado financeiro ao longo dos anos, vêm surgindo cada vez mais processos relacionados à ferramenta de Compliance Bancário. E isso vem influenciando estratégias que não só previnem ou detectam algum tipo de problema, como também que consulte outras ações.

Esse tipo de ferramenta é indispensável para que sejam tomadas decisões de forma rápida e eficiente, principalmente relacionadas à prevenção de riscos ou segurança de dados de clientes e empresas.

É com o compliance de dados que são definidas responsabilidades de cada funcionário da equipe, são contempladas as diretrizes e também se tem noção de como será feita a comunicação dos trabalhadores e gestores da empresa.

É por isso que cada estratégia deve ser pensada com cuidado, visando a área de atuação da empresa, o tamanho dela, a vida financeira, informações, processos, entre outras coisas.

Nenhuma empresa é igual e cada uma vai ter uma política diferente. É indispensável saber a sua para que não há nenhum erro.

Qual a importância desta prática?

Principalmente evitar que dados sejam roubados e que as empresas sofram com multas. O Compliance Bancário é importante para reforçar a necessidade de se adequar a leis e regulamentos, para que a organização não sofra com as consequências de um descuido depois.

É a partir do Compliance Bancário que as contas e transações podem ser bloqueadas caso seja detectado qualquer procedimento suspeito ou algum tipo de risco. Independente da conta, é uma estratégia que visa diminuir os prejuízos que as pessoas e empresas teriam, além de minimizar os problemas causados ao banco também.

Além disso, essa prática previne muitas outras ilegalidades, como:

- Sonegação de impostos;

- Atividades suspeitas ou que não sejam usuais no dia a dia do banco e da empresa;

- Lavagem de dinheiro;

- Calotes ao fugir de dívidas;

- Entre muitas outras.

Como funciona?

Primeiro de tudo, você precisa implementar o Compliance Bancário, e para isso é indispensável mudar a política da sua empresa. Com o objetivo de controlar de forma mais rígida os processos e garantir que estejam muito mais seguros.

Por isso, é importante que apenas pessoas que entendam do assunto estejam responsáveis por essa mudança, como uma forma de adequar a empresa e também deixar todos cientes de que uma mudança ocorrerá.

Principalmente porque serão necessárias algumas ferramentas para que ocorra essa mudança e também seja feito o gerenciamento de risco.

A política do compliance deve ser aprovada, lembrando que é importante que ela esteja de acordo com a sua instituição e que sejam cumpridas todas as leis e regulamentações.

Depois, os gestores precisarão se adequar à essas medidas, para que após isso os funcionários e fornecedores sejam avisados. Por fim, a conduta ética deve ser divulgada. Só aí poderá ser passado para a próxima etapa.

Essa que se trata da padronização dos processos. Pode parecer óbvio, mas muitos não entendem o quão importante é manter um padrão na gestão desses processos, desde fazer inventários, tudo se torna mais fácil de resolver se é padronizado.

Dessa forma, não haverá inúmeras chances de consertar qualquer problema. Ou seja, houve um problema na gestão? Se tudo dentro de um processo é feito de uma só maneira, é mais fácil encontrar onde deu errado e o que fazer para arrumar.

Além disso, padronizar os processos facilita todas as suas etapas, não só na hora de consertar algo que deu errado, como também enfrentar obstáculos. Por isso é indispensável que haja engajamento de todos os seus funcionários, sejam eles de qualquer setor.

Treine-os para que saibam como padronizar esses procedimentos e conheçam tudo relacionado a Compliance Bancário. Assim, será mais fácil de identificar os riscos logo no começo.

Uma parte importante que não se deve ficar de fora da implementação do Compliance Bancário é a transparência em qualquer ação que seja feita, desde estratégias políticas até soluções para desafios encontradas por seus funcionários.

A equipe pode e deve documentar tudo, de forma que será ainda mais fácil de identificar qualquer erro nas informações e também resolver esses erros o quanto antes. E, por último, não deixe de rever todo o plano antes de implementá-lo.

Gostou da ideia? Compartilhe conosco o que pensa a respeito e se deseja tornar o compliance parte da sua rotina empresarial.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!