Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Empresa De Consultoria Fiscal e Tributária

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Revisar, planejar e otimizar a carga tributária pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo! Com um planejamento tributário preventivo e eficiente é possível transformar o negócio das empresas, tornando-as mais competitivas.

Através de uma análise contábil dos registros é possível identificar créditos tributários e assim reduzir o passivo tributário, seja pela apuração de pagamentos indevidos ou por cobranças indevidas feitas pelo credor tributário. Em um cenário de grande competitividade, uma Consultoria Empresarial, principalmente na área Tributária, pode ser a solução de melhor custo/benefício no curto prazo.

O Brasil possui uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, isso acaba comprometendo a competitividade de qualquer atividade econômica, tornando as empresas menos lucrativas.

Por este motivo, a gestão e o planejamento tributário preventivo  são processos que visam revisar o pagamento indevido de tributos e corrigir erros de interpretação e execução nas rotinas fiscais das empresas, implementando de maneira legal processos que visam reduzir o valor dos tributos e consequentemente  os custos gerais.

Quais são os principais impostos e contribuições que devem ser recolhidos pelas empresas? Veja:

Tributos Federais

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS);
  • Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
  • Imposto sobre Importações (II)

Tributo  Estadual

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)

Tributo Municipal

  • Imposto Sobre Serviços - de qualquer natureza (ISS)

Contribuições Previdenciárias

O FOCO do nosso trabalho é voltado principalmente nos seguintes tributos:

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
  • Impostos Diretos: (Imposto de Renda, Contribuição Social, Adicional do Imposto de Renda, etc.);
  • Impostos Indiretos:  (ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS, etc.);   
  • Áreas trabalhista e previdenciária: (INSS, IRRF, FGTS, etc.);

Impostos Diretos:

  • Revisão das despesas dedutíveis e indedutíveis;
  • Revisão das receitas tributáveis e não tributáveis;
  • Revisão da base de cálculo dos tributos;
  • Identificação de possíveis contingências tributárias.

Impostos Indiretos:

  • Revisão dos débitos dos tributos dos últimos 5 anos;
  • Revisão dos créditos tributários permitidos pela legislação tributária em vigor dos últimos 5 anos;
  • Revisão da base de cálculo dos tributos;
  • Revisão das alíquotas tributárias aplicáveis;
  • Identificação de possíveis contingências tributárias.
  • Áreas trabalhistas e previdenciárias
  • Revisão da forma de remuneração de funcionários e diretores;
  • Revisão dos cálculos de INSS, IRRF e FGTS sobre as verbas salariais;


Revisão de Cálculos de Tributos

Um bom Planejamento Tributário sempre orienta fazer a revisão de tributos, em quase toda situação, devido à complexidade, é muito fácil incorrer em enganos na hora dos pagamentos.

Revisão de Procedimentos Administrativos

A revisão das obrigações acessórias e demais procedimentos administrativos é igual à certeza da não incidência de multas dessas obrigações e da disponibilidade das informações aos órgãos de arrecadação.

  • Abrangência:
  • Preenchimento e Entrega de Informações;
  • Livros Fiscais e Contábeis Obrigatórios;
  • Memórias de Cálculo; Entre outros.

Análise da Melhor Alternativa Tributária

A análise proporciona reavaliar a “tributação empresarial”, sugerindo novas alternativas menos onerosas, sempre considerando os aspectos da legalidade e não incidência de contingências fiscais.

Lembre-se: É POSSÍVEL RECUPERAR OS IMPOSTOS PAGOS INDEVIDAMENTE, faça uma revisão tributária.

Assessoria Tributária

Cuidar de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte não é tarefa fácil. Quando falamos da questão financeira, particularmente, a complexidade da tarefa aumenta, consideravelmente.

No Brasil, a quantidade e variedade de impostos pode acabar confundindo muita gente e gerando prejuízos que, com um pouco de conhecimento sobre a legislação, poderiam ser evitados.

Esses prejuízos, aliás, não dizem respeito apenas a impostos pagos indevidamente, mas também a possíveis autuações pelo não cumprimento de obrigações legais.

Infelizmente, muitas dessas empresas só se dão conta de possíveis problemas financeiros ocasionados por tributos, após uma perda considerável de dinheiro, quando já não há mais como recuperar esses valores.

É nesse momento, quando a dificuldade em lidar com as questões tributárias aparece, que se faz necessário contar com uma assessoria eficiente na área. Com profissionais especializados sobre o tema, é possível poupar dinheiro, favorecendo o crescimento da organização.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer saber se uma assessoria tributária é o investimento certo para o seu negócio, é só continuar lendo este artigo.

Vamos lá?

MAS, AFINAL, O QUE É ASSESSORIA TRIBUTÁRIA?

Não é preciso ser empresário para saber que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, norteada por um sistema tributário extremamente complicado, com uma legislação que muda constantemente.

Para descomplicar tudo isso, existe o serviço de assessoria tributária. Esse serviço é destinado às empresas que desejam se adequar aos processos de recolhimento de impostos, além da apuração de tais impostos, diretos e indiretos.

Resumidamente, a assessoria visa melhorar a relação entre o seu negócio e os tributos pagos por ele. A ideia é auxiliar a empresa, para que cumpra todas as exigências tributárias, pelo menor valor possível.

Para isso, é feita uma análise dos tributos, levando em consideração não apenas o segmento da empresa, mas também onde está localizada, sua receita bruta, entre outros pontos.

Você possui dúvidas sobre impostos em relações trabalhistas? E em relações comerciais? A assessoria também é responsável por sanar essas dúvidas e garantir que essas obrigações sejam cumpridas.

EU REALMENTE PRECISO DE UMA ASSESSORIA TRIBUTÁRIA NA MINHA EMPRESA?

De forma clara e objetiva, sim.

A maioria das pessoas não tem conhecimento aprofundado sobre o assunto, isso significa que sequer fazem ideia de quais impostos precisam recolher para estarem em conformidade com a lei.

Além do mais, os tributos são, atualmente, uma das maiores despesas de uma empresa. Logo, se a gestão tributária não for feita de forma adequada, pode trazer um enorme prejuízo para a organização, freando até mesmo seu crescimento.

Isso sem contar as multas e possíveis processos judiciais.

Quando você opta por uma assessoria tributária, garante um posicionamento estratégico do seu negócio frente ao mercado e aos seus concorrentes, já que esse é um fator que possui influência direta sobre a sua lucratividade.

O QUE A ASSESSORIA TRIBUTÁRIA PODE FAZER PELA MINHA EMPRESA?

Entre os inúmeros benefícios de optar por uma assessoria tributária, estão:

- Menor custo com tributos: é possível, através da assessoria, economizar bons valores no pagamento de impostos, de forma totalmente legal e evitando, assim, a sonegação;

- Exigências em dia: para evitar multas, a assessoria tributária garante que todas as exigências sejam cumpridas pela empresa;

- Incentivos fiscais: utilizando da melhor maneira possível os incentivos fiscais federais e regionais, é possível reduzir consideravelmente o pagamento de tributos. A assessoria tributária pode lhe ajudar com isso;

- Escolha do melhor regime de tributação: a ideia é evitar impostos desnecessários. Por vezes, a empresa pode estar pagando impostos que não se enquadram em suas atividades comerciais. Verificar esse ponto e encontrar o regime de tributação correto é fundamental;

- Legislação tributária em dia: como já mencionamos, a legislação tributária muda constantemente no país. Mas não se preocupe caso você se perca em meio a tanta informação, já que a assessoria tributária estará sempre atualizada, garantindo que você e a sua empresa continuem cumprindo as exigências legais;

- Revisão de procedimentos: a assessoria também fica atenta ao ICMS, ISS, PIS, IRPJ, CSLL, IPI e CONFINS.

COMO A ASSESSORIA PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS?

Primeiramente, é feita uma análise e dado um diagnóstico das situações que apresentam possíveis créditos tributários para as empresas. Isso pode acontecer, na maioria das vezes, por conta de pagamentos indevidos de tributos e pelo não aproveitamento de benefícios fiscais.

É muito comum que a lei seja interpretada de forma equivocada por quem não possui conhecimentos aprofundados sobre tributação, fazendo com que as empresas não desfrutem de todos os benefícios disponíveis.

Inclusive, quando potenciais créditos tributários são encontrados, os termos do Artigo 168 inciso I do CTN, Art. 74 da Lei nº 9.430/96, Art. 66 da Lei nº 8.383/91 e da IN RFB nº 1.717/17 possibilitam solicitar um retroativo referente aos últimos cinco anos.

O processo é efetivado junto ao Fisco, autoridade responsável por controlar os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias do país, tanto judicialmente quanto administrativamente, através de compensação, restituição ou ressarcimento.

Quando o crédito tributário estiver, enfim, habilitado, a organização deverá optar entre a compensação de débitos futuros ou a compensação de débitos vencidos.

Assim, é possível garantir uma grande melhora na saúde financeira da empresa.

COMO ESCOLHER UMA ASSESSORIA TRIBUTÁRIA?

Se você já entendeu a importância de uma assessoria tributária para o seu negócio, mas não sabe como escolhê-la, vamos lhe dar alguns pontos para serem observados:

- Ética: os profissionais da área devem, acima de tudo, manter a ética profissional, evitando criticar clientes ou concorrentes, mostrando-se sempre idôneos;

- Experiência: procure sempre por referências, como antigos clientes, por exemplo. Pesquisar, nessa hora, é fundamental;

- Estrutura: avalie se a empresa de assessoria tributária possui uma boa estrutura, podendo lhe atender sempre que for necessário. Não se esqueça também de marcar uma visita, para conferir o ambiente e se ele passa, realmente, credibilidade.

Acima de tudo, avalie cada pequena informação que encontrar sobre a empresa que presta assessoria tributária. Um pouco de cuidado pode evitar problemas futuros e garantir que você receberá a ajuda que precisa, com o máximo de qualidade e eficiência.

Os serviços de uma empresa de consultoria fiscal e tributária são essenciais para que sua empresa esteja sempre utilizando procedimentos adequados de recolhimento e apuração de impostos, além de outras questões fiscais e de legislação tributária.

Com profissionais voltados a oferecer amplo suporte nessas duas áreas que refletem diretamente em todas as atividades da sua empresa, ações como apurações e projeção de orçamento, se tornam muito mais simples e seguras.

Leia nosso post e descubra o que há de mais importante sobre uma empresa de consultoria fiscal e tributária.

Importância do serviço de consultoria

Todos os tipos de empresas, independente do segmento de atuação, realizam tarefas diárias onde é necessário recolhimento de impostos, sejam eles indiretos ou diretos.

E obter auxílio profissional nesse momento é extremamente fundamental, pois sempre há a possibilidade de pagamentos equivocados e até mesmo em demasia, quando não existe consultoria adequada.

E isso pode causar uma série de danos, como aumento das despesas de forma desnecessária, o que coloca em risco a situação financeira da empresa.

Além disso, os serviços prestados por uma empresa de consultoria fiscal e tributária fornecem todo o suporte e conhecimento para que as oportunidades de planejamento fiscal e tributário sejam reconhecidas.

Isso possui grande impacto no preparo do orçamento periódico da empresa, pois todas as informações necessárias são fornecidas e verificadas pelo serviço de consultoria, sempre levando em consideração as peculiaridades do cliente.

Ou seja, a atuação de profissionais que prestam esses tipos de consultorias é indispensável para que todos os procedimentos da empresa passem por análise prévia e minuciosa, evitando uma série de erros e prejuízos.

Principais serviços dentro da consultoria

Um dos principais serviços que a empresa de consultoria fiscal e tributária pode proporcionar a você é a criação de estratégias e a devida orientação para que a carga de tributos seja a menor possível dentro de todas as operações da empresa.

E isso tudo sempre levando em consideração a legislação como um todo, o que garante que os resultados são legais e permitidos.

Ademais, há muitos outros tipos de serviços que a consultoria disponibiliza a você, como:

• Exploração de incentivos fiscais;

• Revisão fiscal;

• Consultoria acerca de revisão e apuração de cálculos de valores utilizados em operações;

• Alinhamento dos procedimentos fiscais adotados por sua empresa.

Dentro desses serviços, na parte de exploração de incentivos fiscais, a consultoria tem o intuito de verificar os possíveis investimentos e aplicações financeiras que sua empresa pode realizar.

Dessa forma, através dessas aplicações é possível pagar menos impostos e reduzir os gastos fiscais que o cliente possui.

Isso pode acontecer na esfera de tributos regionais ou federais, o que proporciona ainda maiores benefícios.

Igualmente, o serviço que envolve a revisão fiscal, citado acima, trabalha para que todos os passos e procedimentos que sua empresa adota, sejam alinhados com o que a realidade fiscal exige.

E para isso, outro ponto crucial é estar sempre atento às mudanças na legislação, o que se torna muito difícil sem a orientação profissional e experiente de uma empresa de consultoria fiscal e tributária.

Muitos são os benefícios que uma empresa de consultoria fiscal e tributária pode oferecer. Quer conhecer mais detalhes? Visite nosso site e fique por dentro das melhores atualizações sobre o assunto!

A consultoria na parte de documentação

A documentação que envolve as movimentações fiscais e tributárias é extremamente longa e complicada, e é preciso sempre estar em dia e com a devida organização para qualquer tipo de comprovação necessária ao fisco.

Com isso, o serviço de consultoria especializada na área tributária e fiscal também possui preocupação para que todas as devidas providências sejam tomadas em relação aos documentos que a empresa precisa possuir.

Dentro dessa parte, um dos principais documentos é a Certidão Negativa de Débito, que é obtida com os órgãos previdenciários e fiscais, o qual a empresa de consultoria solicita de forma segura e precisa.

Além disso, a consultoria também toma conta de perícias e falhas que possam ocorrer no auto de infração, quando a empresa sofre alguma multa por falta de alguma observação necessária.

Essas falhas no auto de infração são verificadas e questionadas a partir de um documento chamado de manifestação de inconformidade.

Através desse documento, os profissionais da consultoria propõem o pedido de revisão para que os eventuais erros sejam sanados e devidamente revertidos, sem prejuízo para sua empresa.

Consultoria para suspensão e extinção de tributos

Outros documentos que são importantes em diversas ocasiões são os que envolvem pedido de suspensão de exigibilidade de tributo, ou de extinção, quando os consultores entendem que determinados tributos sejam ilegais.

Quando isso acontece, é feito pedido ao fisco para que os devidos procedimentos administrativos sejam adotados, com intenção de que a cobrança indevida seja interrompida.

Descobrimento de falhas e novas operações

Toda empresa precisa de inovação em suas operações cotidianas e muitas vezes, dentro desse processo, ou até mesmo no percurso de operações já utilizadas há tempos pela empresa, pode haver falhas.

Essas falhas são apontadas pela consultoria quando toda a cadeia tributária e fiscal da empresa é analisada de forma ampla. Com isso, os principais problemas aparecem e podem ser solucionados antes que tragam algum tipo de consequência gravosa.

Um grande exemplo de inovação e verificação de erros de operações é quando determinada função da empresa, que antes era realizada por algum setor não especializado, passa a ser feito por outro setor mais adequado.

Com isso, o que antes era feito sem o domínio adequado, passa a ser realizado de forma mais segura. E é aqui que falhas podem aparecer com o olhar crítico da consultoria, de forma que o procedimento passa a ser feito com a devida adequação.

Resultados permanentes

Todo o trabalho que é prestado por uma empresa de consultoria nas áreas fiscais e tributárias é agregado à forma como sua empresa trabalha diariamente.

Isso faz com que os benefícios e conhecimentos obtidos com o serviço, sejam perpetuados na empresa e utilizados diversas vezes.

Assim, a contratação desse tipo de serviço se torna cada vez mais acertada e vantajosa, tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Ficou com alguma dúvida e quer se aprofundar mais no assunto? Então entre no nosso site e conheça todos os serviços que oferecemos para você.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!