Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Investigação Financeira

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Vários aspectos da sociedade são globalizados e a criminalidade é uma delas. É com o objetivo de combater as movimentações monetárias de cunho ilícito que existe a Investigação Financeira.

No mundo globalizado e tecnológico de hoje, as movimentações bancárias entre países e instituições financeiras são simples.

Utilizando desses meios, os criminosos conseguem transferir seus ganhos ilícitos por meio de uma engenharia financeira complexa.

O objetivo final dessas transações é conferir um caráter legal aos lucros monetários e, assim, poder utilizar esse montante.

É nesse novo cenário que a Investigação Financeira ganha destaque. Já que ela busca interligar os agentes do ato ilícito, por meio da movimentação do dinheiro.

Para isso, esse tipo de investigação faz uso de técnicas tradicionais e também de ferramentas tecnológicas modernas, que permitem acompanhar e rastrear as transações.

Investigação Financeira

Esse método investigativo se debruça sobre os assuntos financeiros ligados a uma atividade criminosa, com a intenção de identificar e documentar o movimento monetário durante a realização de um ato ilícito. Para assim, juntar provas contra os criminosos.

Dessa forma, podemos dizer que a Investigação Financeira é uma atividade centrada na busca, coleta e análise de dados financeiros.

Com essas informações busca-se identificar a localização dos bens resultante da prática criminal, além de conhecer o real valor desse montante.

A técnica da Investigação Financeira pode ser utilizada em crimes ligados à área administrativa, criminal, civil e fiscal.

Tradicionalmente, esse é um método de investigação reativo. Ou seja, ele toma parte depois do crime ter sido cometido.

Aqui, o importante é reconstruir o caminho feito pelo dinheiro, por meio dos dados financeiros do investigado. Com isso, é possível identificar todos os indivíduos que tem alguma relação com o dinheiro.

Entretanto, com a modernização das ferramentas e das técnicas usadas durante uma Investigação Financeira, ela assumiu um caráter mais proativo.

Agora é possível acompanhar as transações bancárias em tempo real, coletando dados que vão ser úteis para o planejamento dos passos seguintes da investigação.

Objetivo da Investigação Financeira

A Financial Action Task Force é uma entidade internacional que formula as recomendações que permeiam as investigações de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e o sequestro de lucros ilícitos.

De acordo com ela, a Investigação Financeira possui três objetivos principais:

- Identificar os lucros resultantes da atividade criminal, rastrear os ativos e confiscar o valor.

- Iniciar investigações que tratem sobre lavagem de dinheiro e/ou financiamento de atividades terroristas.

- Desmascarar as estruturas econômicas e financeiras de organizações criminosas, assim como quebrar a rede de contatos internacionais. Além de coletar informações sobre o funcionamento da organização.

Além disso, a Investigação Financeira possui dentro do seu escopo quatro tipos diversos:

- A investigação voltada para o patrimônio, com o objetivo de rastrear e sequestrar os ativos envolvidos no ato ilícito.

- A investigação direcionada para a lavagem de dinheiro.

- A investigação focada nas fontes de financiamento para o terrorismo

- A investigação das organizações criminosas.

É comum que, durante a averiguação de algum ato criminoso, sejam utilizados os quatro tipos de investigação, já que todos estão interligados de alguma maneira.

Entre em contato conosco caso a sua empresa esteja com problemas financeiros.

Para facilitar o processo de busca por informações, os responsáveis pelas Investigações Financeiras utilizam uma série de ferramentas tecnológicas.

Algumas delas estão a seguir.

Sistema de Investigação de Movimentação Bancária

Também conhecido pela sigla SIMBA, é um sistema projetado pela Procuradoria Geral de República.

Ele engloba o conjunto de normas e processos que regulamentam a transferência dos dados bancários das instituições financeiras para os órgãos do governo.

Seu principal objetivo foi trazer uma maior agilidade para o compartilhamento de informações sensíveis, que envolvam a quebra do sigilo bancário do investigado.

Software de Análises de Vínculo

A análise de vínculos é uma técnica especializada na importação, depuração, organização, interpretação e diagramação de dados brutos.

Por meio desses programas é possível reconhecer padrões e identificar relações entre os indivíduos envolvidos em uma investigação.

As visualizações dos diagramas permitem ao investigador reconhecer situações e ligações que antes não estavam perceptíveis.

Com isso, é mais fácil entender as relações entre os envolvidos, o dinheiro e a instituição financeira. Além de identificar os padrões de ação e comportamento do grupo criminoso.

De certa forma, a Análise de Vínculos expande a área de visão dos investigadores.

Cruzamento Multidimensional de Dados

As ferramentas de Cruzamento Multidimensional de Dados têm como objetivo facilitar a análise das informações provenientes de diferentes softwares.

Assim, é possível criar gráficos mais intuitivos e relatórios interativos e personalizáveis de acordo com as necessidades do investigador.

Com isso, os investigadores são capazes de realizar uma análise mais aprofundada dos dados. O que facilita a identificação das relações entre os dados inseridos no programa.

Os gráficos e tabelas criados pelos programas de cruzamento de dados, permitem que o investigador tenha a real noção da sofisticação da organização criminosa.

Indexador e Processador de Evidências Digitais (IPED)

Software criado pela Polícia Federal Brasileira e que vem sendo utilizado em grandes investigações de lavagem de dinheiro público.

O IPED indexa e processa os dados levantados pelas investigações, sejam arquivos encontrados na nuvem, em pen drives, pastas ocultas e, até mesmo, documentos digitalizados.

Uma vez dentro do sistema, o programa permite a realização de buscas rápidas através de palavras-chave, o agrupamento de arquivos de acordo com o tipo ou o formato, além da geração de relatórios.

É possível encontrar no mercado programas similares ao IPED, entretanto, nenhum deles tem a capacidade de trabalhar com mais de 100 milhões de arquivos ao mesmo tempo.

Além disso, o programa criado pela Polícia Federal é de fácil manuseio e possui uma grande capacidade de automatização.

Ele também é extremamente leve, graças a linguagem em que foi construído, e seu custo financeiro para os cofres do Estado é quase nulo.

O principal objetivo por trás da criação do Indexador e Processador de Evidências Digitais foi dar ao investigador uma ferramenta na qual fosse possível visualizar todas as informações.

Trazendo, com isso, uma agilidade maior ao processo de investigação.

Entre em contato com nosso time de especialistas e faça um aporte de capital para sua empresa.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!