Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Compliance Financeiro

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Compliance é um conceito que vem crescendo significativamente no mundo empresarial. Derivado do verbo em inglês “to coply”, tal termo significa agir em conformidade.

Ou seja, agir em compliance configura atuar de acordo com as leis e as regulamentações cabíveis, tanto no aspecto externo, quanto no âmbito interno.

O crescimento do compliance nas organizações brasileiras é uma forma de evitar problemas relacionados à corrupção, algo bastante presente no mundo corporativo.

É algo que não se restringe somente às grandes empresas. Hoje, qualquer organização precisa atuar minuciosamente e em conformidade com as normas e a legislação, evitando problemas com a lei ou situações que possam atentar contra a imagem do negócio.

Compliance deve ser parte efetiva da cultura organizacional de uma empresa, todos os âmbitos de uma organização devem estar alinhados a este conceito, uma vez que seja implementado.

Neste sentido, o papel do líder é fundamental, no intento de motivar todos os membros de uma equipe à nova realidade da organização.

O compliance possui uma vasta atuação, existindo vários segmentos deste conceito, tais como o Compliance Financeiro, Ambiental, Fiscal, entre outros segmentos.

Neste texto, abordaremos a respeito do Compliance Financeiro e porque tal conceito é vital no que concerne às organizações.

Como o setor de finanças perpassa quase todos os segmentos de uma organização, a compliance de ordem financeira é vital para uma organização.

O que é Compliance Financeiro?

Ao compliance de origem financeira cabe cuidar dos casos de lavagem de dinheiro ou de fraudes financeiras.

Tal compliance busca averiguar detalhadamente todos os processos financeiros, averiguar se as operações obedecem às regulamentações vigentes, enfim, avaliar detalhadamente todas as ações que envolvem o âmbito financeiro de uma organização.

O mercado brasileiro é oscilante por natureza. Nesse cenário, são muitos os desafios de ordem financeira enfrentados pelos gestores, tais como:

- Constantes crises;

- Flutuação cambial;

- Burocracia dos tributos;

- Entre muitas outras.

Uma vez que o aspecto financeiro é um pilar fundamental para qualquer organização, o Compliance Financeiro vem se configurando cada vez mais como um monitoramento para todos os processos financeiros de uma organização.

É uma forma de prevenir problemas de ordem judicial ou que prejudiquem a imagem de uma empresa, especialmente em um mercado cada vez mais concorrido.

A melhor forma de evitar atos ilícitos em uma organização é a prevenção. O compliance nasce justamente na ânsia de evitar problemas maiores e antever possíveis ameaças.

Uma equipe que trabalhe especificamente com Compliance Financeiro evita problemáticas relacionadas à área contábil de uma empresa. O que acaba por otimizar significativamente a produtividade e permitindo maior foco na essência do serviço em questão ao delegar tais funções para uma equipe qualificada.

Irregularidades de ordem financeira podem não ser propositais ou de má fé, muitas vezes ocorrem por desconhecimento da legislação ou de regimentos básicos. Nesse aspecto, o compliance atua justamente como um suporte efetivo para evitar problemáticas no setor financeiro e garantir que todas as atividades estejam em conformidade com as normas.

O papel do compliance é preventivo, trata-se de estar sempre à frente e enxergar possíveis ameaças. Ao aderir ao Compliance Financeiro, uma organização terá visão holística acerca de todas as atividades que envolvam as finanças.

Importância do Compliance Financeiro no âmbito das organizações

O Compliance Financeiro deve atuar de forma abrangente para assegurar um desempenho efetivo.

Por exemplo, tal compliance serve como prevenção à lavagem de dinheiro, evitando ações fraudulentas por parte dos membros de uma organização. Dessa forma, a idoneidade da empresa é assegurada, tal como o patrimônio financeiro.

É importante frisar que no ano de 2012, a legislação foi alterada e a sonegação fiscal e a corrupção passaram a configurar lavagem de dinheiro.

Ou seja, a lavagem de dinheiro é algo muito mais trivial do que se pensa, após as alterações na legislação. O termo lavagem de dinheiro, portanto, é bem mais palpável e trivial do que parece.

O que caracteriza como imprescindível para uma organização prevenir inconvenientes de ordem financeira e assegurar a transparência das finanças.

A ausência de compliance em uma organização pode impactar de variadas formas. Não apenas no âmbito financeiro e na imagem da empresa, mas também no aspecto produtivo e operacional.

Isso ocorre porque problemas de aspecto jurídico ou referentes a problemas com os registros podem embargar as atividades, comprometendo efetivamente a produtividade de determinada organização.

Sem um controle rigoroso em torno dos processos financeiros, podem surgir problemáticas como saldos mal explicados ou conciliações financeiras. Problemas desta magnitude podem propiciar problemas à empresa e atentar contra a imagem desta.

Como o setor financeiro é muito abrangente, uma equipe de compliance desta natureza é multidisciplinar, o que configura um serviço especializado e versátil, capaz de lidar com as obrigações do setor de forma estratégica.

É importante que uma equipe de compliance conte com os mais variados tipos de perfis em sua composição, afinal, é preciso assegurar as diferentes vozes e visões.

Dessa forma, oportunidades e ameaças são visualizadas de forma mais ampla, o que possibilita diretrizes mais precisas para alcançar os objetivos do negócio.

Outro aspecto de suma importância do Compliance Financeiro é referente ao fluxo de aprovação. Tal medida de controle permite maior transparência e evita fraudes, uma vez que qualquer transação de natureza financeira obrigatoriamente deve passar por uma comissão para ser aprovada.

São muitas as cláusulas e impostos em torno das atividades financeiras no Brasil. Não ter conhecimento aprofundado no que concerne tais regulamentações pode originar penalidades e outros transtornos. Isso porque nem sempre as irregularidades ocorrem propositalmente, muitas vezes é por desconhecimento das normas e da legislação.

O Código de Conduta e Ética, neste panorama, é imprescindível para evitar transtornos desta natureza. É preciso inserir tal Código como essencial na cultura organizacional de uma empresa.

Outra ação indispensável para evitar riscos financeiros, é oferecer cursos específicos desta natureza para funcionários que exerçam atividades com maiores riscos de irregularidades de ordem financeira.

É vital para as empresas terem controle total acerca de todas as atividades. Sendo o setor financeiro um dos mais importantes dentro de uma organização, uma fiscalização se torna vital para a sobrevivência no mundo dos negócios.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!