Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Empresa de Consultoria Empresarial

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Empresa de Consultoria Empresarial não é um modelo de negócio novo, mas ganhou mais visibilidade e popularidade no cenário caótico que acomete a atualidade em muitos negócios.


Administrar uma empresa sempre é um desafio. Em especial no Brasil,
em que dificuldades gerais de diversas ordens intensificam esse desafio. O serviço por si só é estafante, pois demanda o acompanhamento da evolução do mercado, da economia, da tecnologia.

Isso ajuda, por exemplo, na análise SWOT de uma empresa de consultoria, isso é compreender seus pontos fortes e fracos em comparação com a dinâmica do mercado e o setor específico.


A mudança parece acontecer cada vez mais rápido e os detalhes de
organização e planejamento, os momentos de parar para pensar tornam-se mais e mais escassos. Até mesmo a vida pessoal e familiar dos empreendedores fica bastante prejudicada pela atribulação.

Por fim, o sujeito que busca sair do mecanismo de trabalho assalariado, com carteira assinada, acaba caindo numa rotina tão mecânica quanto a outra, pois o atropelo dos problemas do dia a dia vai tomando o espaço da organização e da criatividade que poderiam mostrar a diferença que destaca os grandes empreendimentos.

Serviços de Empresa de Consultoria Empresarial tiveram então uma guinada de popularidade, pois prometem apoiar os empresários oferecendo métodos para gerir melhor recursos, encontrar oportunidades e conseguir desacelerar do fluxo alucinado que consome o recurso mais universal: o tempo!

Análise SWOT de Uma Empresa de Consultoria


O papel da Assessoria e Consultoria Empresarial é dar informação,
conhecimento, com meios de ação que permitam tomar as rédeas da empresa.

Entretanto não é uma fórmula estática que provê essas necessidades, há diversas ferramentas e metodologias possíveis para serem aplicadas e um estudo de caso é o que mostra o caminho para agir com assertividade. Esse estudo costuma ser iniciado com o que chamamos de Análise SWOT.

A Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA, recebe esse nome como acrônimo da frase inglesa Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats - SWOT.

Em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – FOFA. A Empresa de Consultoria Empresarial que intervém em um empreendimento usa essa análise para tomada de informações sobre os negócios que apresenta considerando fatores internos e externos para determinar sua viabilidade. Ou ao menos ter maior probabilidade de acertar.

Serviços de Consultoria Empresarial: O Planejamento Estratégico

Um plano claro de ações consistentes que considere a atualidade das leis, da economia e da tecnologia é o ponto inicial indispensável a qualquer empresa.
Uma Empresa de Consultoria Empresarial que se preze deixa claro na sua intervenção que antes de vender, gerar lucro, pagar credores, produzir, operar a empresa em geral, antes de tudo isso vem o planejamento estratégico para ações e tomadas de decisão.

Visando as necessidades particulares de cada caso, pensa-se no manejo de colaboradores, prioridade das dívidas existentes, ativos disponíveis, processos e organização das operações, estocagem, adequação das estruturas entre outras coisas.

Diversos empreendimentos, grandes empresas sumiram do mapa por não terem um plano de ações. Não acompanham as mudanças dos fatores tecnológicos, econômicos etc. Ou mesmo não conseguem se adaptar.

Para que isso não aconteça com sua empresa é necessário planejar muito bem o que fazer e respeitar a execução das ações. A análise SWOT de uma empresa de consultoria mapeia esses riscos e planeja as ações que poderiam salvar muitos empreendimentos que seguissem esse plano.

Porém também replanejar durante as atividades para se adaptar a realidade oferecida pelas métricas de resultados. Números devem ser o embasamento quando falamos de finanças e de mercado. Utilize KPI’s , bons indicadores de resultado são parte da base do Business Intelligence.

É claro que a Empresa de Consultoria Empresarial não vai mandar e desmandar em seu nome. O empresário continua tendo autonomia sobre sua empresa; ele e seus gestores receberão conselhos baseados em análises consistentes para que possam tomar decisões estrategicamente mais assertivas.

Assessoria e Consultoria Empresarial, como o nome diz, assessora
e presta consultas a empresa, proporcionando uma visão mais ampla das situações.


Como Agir Diante da Crise


Com ou sem o auxílio de uma Empresa de Consultoria Empresarial, debelar uma crise não é nada fácil, porém sem esse auxílio é bem mais difícil.

Quase sempre a primeira coisa feita pelas empresas endividadas é buscar crédito com instituições financeiras. Todavia nem sempre é a melhor opção e com certeza não deve ser a primeira atitude. Nessa situação, a primeira coisa deveria ser buscar os serviços de uma empresa de consultoria.

Muitos pensam que é loucura pagar por esse serviço quando quer economizar nas finanças, porém costuma ser mais barato investir em consultoria do que agir por conta própria. Atitudes certeiras são diferenciais durante a crise e tomadas de decisão erradas podem ser bem mais caras que o investimento que poderia ter feito. Ficou mais claro agora a importância daquela análise SWOT de uma empresa de consultoria?

A Empresa de Consultoria Empresarial Age Assim:


1- Identificar as causas do descontrole financeiro


Após a análise inicial, a primeira coisa é encontrar o motivo que culminou a crise, isso se não for mais de um, como costuma ser. Fazendo uma varredura severa e minuciosa dos números da empresa e entendendo seus processos é possível começar a corrigir os pontos falhos que levaram à situação.

2- Integração e colaboração entre as partes


Para que isso seja possível é necessário que a empresa em crise conscientize seus colaboradores e gestores, e que o próprio empresário esteja atento, que o sucesso do plano estratégico de recuperação só acontecerá se todos colaborarem com a Empresa Consultoria Empresarial.

Isso consiste em providenciar informações claras e completas o máximo possível sobre o fluxo de caixa da empresa, relatórios e também em por em prática as ações comuns previstas no plano.

3- Realizando corte nos gastos


Depois de todos os gastos terem sido esclarecidos e detalhados, reunidos, Empresa de Consultoria Empresarial e empresa em crise, irão juntas cortar o máximo possível de gastos, preservando a atividade da empresa. Diminuir o estoque, reduzir contas de água e luz, diminuir o quadro de funcionários, cortes salariais etc. Onde puder haver economia.

O dilema é que isso costuma ser bem mais fácil para os consultores, pois não estão apegados às estruturas e veem com mais facilidade os ralos de dinheiro. Outro recurso é verificação da tributação, é possível pagar menos algumas vezes. Confira um artigo que temos sobre como uma empresa pagar menos impostos.

4- Renegociando as dívidas


Este item está sendo colocado por último, mas costuma acontecer logo após a primeira análise, concomitante aos outros três processos. Isso porque é essencial estancar o sangramento de juros e outras multas para não sucumbir pelas dívidas.

O que ainda não dissemos é que este item vem logo no começo da intervenção da empresa de consultoria empresarial, por costumar ser um trabalho muito longo a ser feito. Acredite, essa é uma ótima notícia, significa nesse caso que muitas vezes é possível diminuir muito o endividamento com ações judiciais e acordos.

 Os serviços de consultoria empresarial a serem realizados são densos, é muita coisa. Sempre dá para agir se contar com uma consultoria administrativa especializada. Veja a página Minha Empresa Está Falindo! Como Recuperá-la?


5- Receita não operacional


Isso mesmo, muito recurso pode vir de outras formas que não por empréstimos e pelas atividades da empresa. O motivo é que há muitas contas em pagamos mais do que devíamos, isso acontece principalmente com tributos e contratos bancários.

Diversas obrigações fiscais têm cálculos que já foram contestados,
regularidade contestada e usando os meios legais é possível resgatar os valores pagos nos últimos cinco anos. Já pensou em uma empresa com mais de 200 funcionários e você poder recolher de volta valores da previdência que pagou para todos durante cinco anos?

Há escritórios experientes que vão até além de 5 anos. Nossa empresa de consultoria tem expertise que nos fez chegar a recuperação de 15 anos de valores recolhidos. No artigo que citei - Como Uma Empresa Pagar Menos Impostos? – falamos bastante sobre isso.

Já os contratos bancários costumam vir com algumas irregularidades
camufladas: taxas dobradas, juros ilegais... É possível fazer um acordo com os bancos. Processá-los costuma ser um negócio pouco vantajoso. Saiba mais sobre negociação com bancos no nosso artigo Ação Revisional de Contrato Bancário.

Vamos deixar aqui algumas dicas finais que podem fazer a total diferença no seu negócio e até mesmo te prevenir da crise:

∙ Cuidado ao Fazer Empréstimos


Às vezes é realente necessário pedir crédito a uma instituição financeira, mas tenha cautela e analise muito as condições antes de pegar empréstimos.

Lembre-se que a finalidade é salvar o seu negócio e não endividá-lo ainda mais. Algumas dessas formas, como o cheque especial e a antecipação de recebíveis em Factorings, possuem juros altíssimos e podem criar um efeito bola de neve que vai piorar ainda mais a situação. Se você tem procurado por Factoring empréstimos, factoring financeiro, leia isso para trabalhar essa ideia antes: Empréstimo em Factoring.

∙ Encante os Seus Clientes


Esteja sempre vigiando o que seus clientes desejam, pergunte, investigue, contrate alguém para isso, porém não deixe de fazer! Eles estão cada vez mais exigentes e você depende deles. O bom relacionamento humano é o fator principal para o sucesso ou o fracasso de quase todo empreendimento.

∙ Faça um Uprade Tecnológico


As plataformas digitais, em destaque a internet, é o maior meio de comércio, procura, divulgação e comunicação da atualidade. Esteja presente na internet: venda por ela, divulgue sua marca, instrua seu potenciais consumidores.

Outro aspecto importante é atualizar de tempos em tempos os recursos tecnológicos de sua empresa: parque fabril, computadores, telefones etc. Mesmo nossa empresa de consultoria empresarial interage com os clientes e encontra oportunidades em grande parte pelo marketing digital na internet.

∙ Invista na Sua Equipe


Cuidar dos seus colaboradores é deixa-los integrados tanto da informação quanto do progresso da empresa. Não tenha medo de tornar o seu pessoal forte, a tendência não é criar potenciais ameaças, mas potenciais líderes que podem lutar junto com você para ter um negócio bem sucedido. Formar líderes é difícil e é muito importante, diminui seu trabalho e só melhora seu desempenho no mercado.

Chegamos ao final dessa etapa, espero que possa ter aproveitado bem a leitura até aqui e descoberto novas informações.

Ainda que abordemos várias vezes o mesmo tema, sempre tentamos atingir uma profundidade maior nos assuntos e trazer assim novidades para você. Cadastre-se com seu e-mail e receba mais conteúdos exclusivos, converse com um dos nossos agentes e vamos juntos descobrir o que de melhor podemos fazer pela sua empresa.

“O mundo não está a mudar porque os operadores de computador substituíram os datilógrafos, mas porque a luta humana para sobreviver e prosperar depende agora de uma fonte de riqueza inteiramente nova. É a informação, o conhecimento aplicado ao
trabalho para criar valor.” Bill Gates.

Uma a cada 4 empresas fecha as portas antes de completarem 2 anos de atividade no mercado. Mas o que será que leva a este alto índice de falências nas empresas? Essa taxa de 25% de insucesso tem a ver com ingerência administrativa. Uma empresa de consultoria empresarial faz a diferença para que um empreendimento com dificuldades possa virar o jogo.

O que é uma empresa de consultoria empresarial?

Empresa de consultoria empresarial é um empreendimento especializado em prestar apoio, atuar no planejamento e no auxílio direto a gestão empresarial. Para isso, conta com profissionais especializados no gerenciamento de negócios que criam as estratégias mais assertivas para uma empresa ter bons resultados.

Existem diversos tipos de consultoria empresarial. Algumas especializadas em determinados tipos de negócio, enquanto outras tem como nicho empreendimentos em fase inicial.

Um ramo importante deste mercado são as organizações especializadas em oferecer consultoria para empresas com dificuldade, prestes a fechar as portas, recuperando e salvando empresas da falência através de aportes financeiros e outras técnicas bastante eficazes para se readquirir fôlego e força para empreender.

Como funciona a consultoria empresarial?

A consultoria empresarial se aplica através de etapas. O primeiro passo, é claro, que o empreendedor com dificuldades procure uma empresa de consultoria empresarial. Posteriormente, acontece o diagnóstico das dificuldades do empreendimento.

Durante este diagnóstico, especialistas em administração, gestão e negócios observam de maneira criteriosa as práticas cotidianas da empresa e seus diversos setores (financeiro, operacional, RH, gerência executiva, etc), além de fazer uma profunda análise em dados, tabelas e indicadores da empresa que receberá a consultoria.

Depois, a empresa de consultoria empresarial apresenta o plano de ações aos responsáveis pelo empreendimento que receberá o serviço. Este planejamento é discutido entre os consultores e os empresários. Detalhes podem ser alterados ou ajustados em comum acordo entre as partes.

A partir da aprovação do plano de ações, as estratégias são colocadas em prática de acordo com o cronograma estabelecido pela consultoria. Os consultores instruem, orientam e supervisionam as decisões tomadas pelos gestores que já trabalham no empreendimento assessorado.

Os resultados são monitorados constantemente, permitindo modificações nas ações de maneira imediata. No período previsto, os resultados são avaliados para aferir se as estratégias colocaram em prática surtiram o efeito desejado.

O que a empresa de consultoria empresarial faz pelo seu negócio?

São várias as possibilidades de retorno que as companhias têm quando decidem recorrer aos serviços de uma empresa de consultoria empresarial. Suas ações podem ter efeitos a curto, médio e longo prazo nas rotinas, práticas e resultados dos negócios.

A consultoria pode ser utilizada, por exemplo, para melhorar o faturamento de um empreendimento, auxiliando no corte de gastos desnecessários e na implementação de melhores práticas corporativas.

O trabalho da empresa de consultoria empresarial pode ser aplicado em toda a empresa ou em apenas determinados setores, de acordo com a necessidade e o momento vivido pela companhia. Pode-se trabalhar toda a administração financeira, ou apenas o fluxo de caixa, por exemplo.

Ou ainda, realizar uma consultoria na área de RH, compras, vendas, investimentos, gestão dos ativos ou qualquer seção pontual do empreendimento que precise melhorar sua performance.

A consultoria pode também impactar nos indicadores e resultados de uma empresa ao trabalhar junto à gestão executiva na tomada de decisões estratégicas mais assertivas no planejamento empresarial e no dia a dia do negócio.

A consultoria empresarial pode salvar uma empresa da falência, tomando ações emergenciais como, por exemplo, a venda de ativos pelo maior valor possível, a obtenção de aporte financeiro no mercado, a mudança de modelos de negócio e outras ações que ajudam o empreendimento a retomar números positivos e sair do vermelho.

Acesse nosso site e saiba mais sobre como uma consultoria empresarial pode ajudar seu negócio!

As vantagens de contratar empresa de consultoria empresarial

Empreendimentos que contratam consultoria empresarial estão investindo em seu próprio futuro. Um investimento relativamente baixo, quando comparado às possibilidades de crescimento e melhoria que a consultoria empresarial traz às companhias assessoradas.

Muitas empresas utilizam técnicas pouco precisas de gestão, muitas vezes baseadas mais em intuição e experiência pessoal do administrador/sócio/proprietário do que em dados reais e em conhecimentos já consolidados na área dos negócios.

A análise SWOT de uma empresa de consultoria empresarial traz um olhar de fora, imparcial e sem vícios, para planejar e executar o que deve ser realizado no empreendimento assessorado a fim de trazer solidez, lucro e recuperação financeira.

Uma vez que a consultoria tenha sido encerrada com sucesso, a empresa recuperada pode continuar a utilizar os insights e o aprendizado obtido com a experiência da consultoria, permanecendo plenamente independente e rentável.

Contratar Uma Consultoria Empresarial

A consultoria empresarial é uma das principais formas de dar excelência aos processos dos mais variados negócios. Da forma de gerenciamento, passando por aspectos financeiros e organizacionais, empresas de consultoria do gênero precisam passar por uma análise dos diretores e empresários antes da contratação.
Isso porque a gestão em consultoria empresarial, quando bem analisada, pode agregar ainda mais vantagens ao seu negócio. Se você quer que seu empreendimento cresça e consiga extrair ao máximo o que tem a oferecer aos cliente e parceiros, confira este artigo que aborda 5 dicas para contratar uma consultoria em gestão empresarial.

1. Pesquise sobre as empresas de consultoria

A primeira dica é conhecer e analisar o know-how das empresas de consultoria em gestão empresarial. Ao identificar o portfólio de clientes, experiência de mercado e serviços executados, ganha-se mais contundência para escolher a melhor opção do gênero.
Converse com outros gestores que já utilizaram dos serviços da empresa de consultoria empresarial que você deseja contratar. Isso dá assertividade na decisão e, principalmente, afunila opções que podem não ser adaptáveis à realidade do seu negócio.

2. Serviços complementares

Um bom assessoramento pode oferecer serviços complementares, como consultoria administrativa e consultoria financeira empresarial. Isso porque, em razoável parte dos casos, são esses setores que mais exigem atenção da empresa e profissional contratados.
Ao entrar em contato com a consultoria empresarial, questione sobre quais áreas sua atuação cobre. Quanto mais opções dentro de um mesmo serviço você conseguir, melhores práticas sua empresa trará da contratação.
Confira outras dicas como esta em nosso blog!

3. Simples, clara, objetiva e concisa

Empresas de consultoria empresarial precisam, obrigatoriamente, serem simples, claras, objetivas e concisas em suas aplicações. Isso elimina ruídos de comunicação entre o seu negócio e o serviço contratado, além de resolver as questões pontualmente.
Quando há complexidade de informações, como, por exemplo, na consultoria administrativa financeira, pode-se perder muito tempo - sem nenhum resultado efetivo. Em outros casos, a própria empresa contratante precisa de agilidade para ‘sair do vermelho’.
“Aqui, a regra do ‘menos é mais’ (sempre feita com qualidade), traz melhores resultados.”

4. Atendimento e recursos

Aqui temos dois pontos em um só: o atendimento e os recursos da consultoria em gestão empresarial. O primeiro é a forma como quem irá prestar o serviço atende e entende a sua situação, dinamizando as opções e oferecendo as questões complementares citadas acima.
O segundo ponto é em relação aos recursos: a empresa de consultoria empresarial consegue oferecer soluções para a sua área de atuação? Quais ferramentas serão necessárias? O gestor mantém a autonomia das decisões durante a consultoria? Todas essas nuances devem ser analisadas.

5. Resultados x milagres

A última dica para contratar uma consultoria em gestão empresarial é: procure quem oferece resultados, não milagres. Ao receber uma proposta onde seu negócio irá dobrar o crescimento em uma semana por meio de uma consultoria administrativa ou consultoria financeira empresarial, desconfie.
“Não há soluções milagrosas nesse sentido - por isso, essa especialidade vem do termo ‘consultar’.”
Ainda, tenha cautela com preços muito abaixo do mercado. Uma consultoria de gestão empresarial precisa te apresentar resultados e não algo inviável - que nem os próprios consultores acreditam.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!