Logotipo Da Fórmula de Gestão

Atuação Nacional

Antecipação de Recebíveis

Atuamos Em Todo Brasil!

Link Para Abrir Whatsapp da Fórmula de Gestão(11)9.8834-4926
Fundador

Há uma grande satisfação emocional e obrigação moral nessa função. Álvaro, quando mais jovem viu seu pai falir duas empresas que foram bem sucedidas e tristemente o viu também sucumbir com a queda dos seus negócios. A impotência na época diante da situação o motivou a buscar aprender e investir em ser capaz de auxiliar os empresários que passam por momentos difíceis, momentos que podem atingir um estágio crítico.

Por isso, nosso CEO, Álvaro Marcos, acumulou conhecimento e experiências ao longo de 10 anos para tornar-se um especialista em gestão de empresas em crise.

Alvaro Marcos - Fundador da Fórmula de Gestão
Contato
Oportunidades

Para que uma empresa consiga se manter no mercado, precisa ter um bom número de clientes. Mas, como se sabe, quantidade não é sinônimo de qualidade. Na prática, a empresa espera que esses mesmos clientes paguem pelos produtos ou serviços de forma regular.

Quando isso não acontece, cedo ou tarde se verá em meio a dificuldades financeiras. Nesse contexto, uma das soluções consiste em realizar a chamada antecipação de recebíveis.

O problema é que muitos empresários desconhecem essa possibilidade de sanar as finanças do seu negócio. Se esse é o seu caso, continue a leitura para ficar por dentro das principais informações sobre a antecipação de recebíveis!

O que é a antecipação de recebíveis?

Essa antecipação se refere à oportunidade de receber imediatamente um pagamento que demoraria para se concretizar. Basta imaginar o clássico caso das compras feitas a prazo, o qual pode se estender por vários meses.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Imagine que você efetuou uma venda de R$ 10 mil parcelada em 10 vezes. Ao antecipar o valor, você passa a ter o valor disponível instantaneamente, o que fortalece o capital de giro do negócio. Sim, o processo em si é muito simples. No entanto, existem alguns pontos que merecem a sua atenção, conforme mencionado adiante. Acompanhe!

O que considerar antes de fazer a antecipação de recebíveis?

As antecipações de recebíveis são feitas mediante o pagamento de um porcentual do total a ser adiantado. Voltando ao mesmo exemplo de R$ 10 mil, o total antecipado sofre um desconto, de acordo com a porcentagem definida.

Essa é a condição para que a transação seja efetivada. Logo, você precisa ficar atento à taxa exigida antes de confirmar o pedido do serviço.

Qual é a grande vantagem do processo de antecipação de recebíveis?

Você pode antecipar os recebíveis em diversos momentos. Merece destaque o período de sazonalidade do negócio, ou seja, quando o volume de vendas diminui consideravelmente. Esses meses ruins (financeiramente) podem ser compensados por conta da antecipação de recebíveis.

O recurso também é uma ótima forma de, em um primeiro momento, lidar com uma inadimplência descontrolada. Com a antecipação dos valores, você não atrasa o pagamento dos fornecedores. Enquanto isso, é válido conceber maneiras de gerenciar a taxa de inadimplência dos próximos meses.

O que não pode faltar antes de recorrer ao recurso de a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma excelente solução, mas deve constar no planejamento estratégico e financeiro da empresa. Com isso, você estabelecerá um limite para usar o recurso, pois a frequência de utilização precisa ser baixa e prevista pelo planejamento.

O documento deve estabelecer exatamente em quais situações a solicitação de antecipação de recebíveis entrará em ação.

Como realizar a antecipação de recebíveis de uma maneira tranquila?

Como comentado anteriormente, o presente recurso é utilizado com o intuito de reestruturar o caixa das empresas. Porém, a antecipação de recebíveis precisa ser efetuada por instituições experientes nesse tipo de operação. Ao tomar esse cuidado, a sua empresa não sofrerá surpresas desagradáveis.

Há, entretanto, mais um fator relevante. Se o seu negócio estiver vivenciando um momento delicado, a atitude mais recomendada é solicitar um suporte jurídico adequado.

Desse modo, você evita o risco de tomar decisões precipitadas, as quais só piorarão o cenário atual. Antes de adotar a antecipação de recebíveis, é necessário pensar em todos os detalhes relacionados à operação.

Alguns De Nossos Vídeos No Youtube
Recuperação Judicial da Kodak
Recuperação Judicial da Chrysler
Recuperação Judicial da Kmart

Você Vai Se Surpreender Com As Oportunidades Que Temos Para Sua Empresa!